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Histórico

O CEI – Centro Educacional Integrado foi fundado em 1983, com sede no centro de São Bernardo do Campo. Foi inaugurado tendo entre seus principais objetivos, tornar-se uma instituição séria e respeitada, oferecendo às crianças e jovens, desta cidade, um ensino que os preparasse para a vida.

Em meados de 2001, passou a denominar-se CIAM – COLÉGIO INTEGRADO AMERICANO, reformulando toda a sua estrutura física, pedagógica e administrativa, sob a Direção Geral do Professor Dr. Oswaldo Accursi.

Com um novo projeto pedagógico, em novas, confortáveis e modernas instalações, o CIAM – COLÉGIO INTEGRADO AMERICANO – constitui-se em um colégio que objetiva contribuir para a formação cognitiva, afetiva e social de nossos alunos, bem como situá-los no competitivo mercado de trabalho, desenvolvendo o conhecimento da realidade social e ampliando sua percepção para atuar de modo justo, crítico e consciente no processo de desenvolvimento nacional.




TRABALHANDO O PRESENTE, CONSTRUINDO O FUTURO.

Proposta Pedagógica

Inspirados por uma filosofia humanista e reconhecendo o educando não apenas um ser cognitivo, mas também, afetivo, social e físico, procuramos zelar pelo seu desenvolvimento, proporcionando-lhe um ambiente saudável e seguro, o qual proporciona interação social adequada, bem como condições para a construção de sua identidade. Assim, o ambiente do CIAM é baseado em relações verdadeiras, as quais demonstrem educação emocional, princípios éticos, noções de valores e limites.


O CIAM adota uma prática de ensino baseada na teoria construtivista sociointeracionista, considerando que o conhecimento é construído pelo educando, ao longo de sua história de vida, num processo contínuo e dinâmico, na interação com o meio onde vive, e com as pessoas com as quais convive.


A pessoa é vista como um ser ativo que, agindo sobre os objetos de conhecimento, interage socialmente, sofre a influência do mesmo e interioriza vários conhecimentos a partir de sua ação.


Nesse contexto, a aprendizagem é compreendida como o processo pelo qual a pessoa desenvolve suas competências, constrói e internaliza conhecimento, habilidades, atitudes e valores a partir de seu contato com a realidade, com o meio e com as demais pessoas. Para tanto, o processo de ensino utiliza, dentre outros recursos pedagógicos, projetos temáticos, os quais proporcionam liberdade de ação ao docente de modo que o ritmo de ensino possa ser conduzido de maneira específica a cada educando.

Estruturação dos Cursos

Para viabilizar a aplicação da proposta pedagógica, o currículo de nossos cursos é organizado de forma anual, sendo as avaliações distribuídas bimestralmente. Esta organização permite precisão do processo de ensino e de aprendizagem, de modo que a verificação da aprendizagem torna-se mais eficiente, possibilitando o diagnóstico preciso das possíveis falhas ocorridas na aprendizagem do conteúdo ensinado em determinada Unidade Programática (parte de uma disciplina).
Ao demonstrar aplicação do conteúdo aprendido, o educando obtém aprovação relativa à disciplina. Todavia, nos casos em que se identificam insuficiência de aprendizagem, o educando será encaminhado ao Regime de Estudos Dirigidos (RED). Caso seja verificado, mesmo após a recuperação, que o educando não domina uma ou duas disciplina, terá a possibilidade refazê-la por meio dos Módulos de Estudo de Intensificação e de Implementação, os quais serão delineados conforme as especificidades de cada componente curricular a que se destinam, sob orientação da Coordenação Pedagógica. Com tal estrutura os educandos podem realmente aprender os conteúdos, compreendendo e aplicando-os na vida cotidiana.
           
Nessa estrutura, nosso Ensino Fundamental organiza-se em quatro níveis de aprendizagem, inter e transdisciplinares, sendo:

  1. Nível Básico: destinado às crianças do 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I. Esse nível de aprendizagem visa iniciar ou aprimorar o processo de alfabetização desenvolvendo competências e habilidades;
  2. Nível de Desenvolvimento: destinado aos educandos do 4º ao 5º ano do Ensino Fundamental I. Esse nível visa aprimorar a realização de operações concretas e desenvolver a interação entre os diversos conhecimentos, bem como a aplicação dos mesmos;
  3. Nível de Formação: destinado aos educandos do 6º ao 7º ano do Ensino Fundamental II. Esse nível de aprendizagem objetiva  aprimorar a capacidade de elaborar hipóteses e de sistematizar o conhecimento, por meio de operações formais;
  4. Nível de Consolidação: destinado aos educandos do 8º ao 9º ano do Ensino Fundamental II. Esse nível visa consolidar a capacidade de elaborar hipóteses, de sistematizar o conhecimento, de dominar saberes específicos das disciplinas estudadas.

Como pode ser observado no quadro, nossa proposta ressalta o ensino das Artes. Neste sentido, oferecemos o ensino de Artes Plásticas, de Música e de Teatro objetivando proporcionar uma educação geral, bem como o desenvolvimento das Inteligências Musical, Pictográfica, Linguagem, Intrapessoal e Interpessoal. Para tanto, a cada ano letivo o educando cursará uma modalidade artística específica, definida pela estrutura curricular, de modo que ao final dos cursos o educando terá condição de compreender e relacionar o conteúdo aprendido, aplicando-o na vida cotidiana. 

Ensino Médio

O Ensino Médio é compreendido como um nível de ensino que visa consolidar e aprofundar os conhecimentos adquiridos anteriormente. Nesse nível, estimular a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionar a teoria com a prática e preparar o educando para o acesso à Educação Superior constituem objetivos complementares, os quais direcionam as ações e os projetos de ensino, bem como nossa proposta pedagógica.

Sistema de Avaliação

      Para viabilizar a aplicação da proposta pedagógica, o CIAM trabalha com diferentes ferramentas avaliativas:

  • Avaliação Processual - AP: visa acompanhar e valorizar todo o processo de ensino-aprendizagem, sendo  composta por diversas ferramentas que compõem a nota como: a frequência, a pontualidade, a participação às aulas, a realização de tarefas e de trabalhos de pesquisas.
  • Prova Específica de Conteúdo  –  PES: essa   etapa  do  processo  avaliativo  é  constituída   por  provas dissertativas específicas para o conteúdo trabalhado.
  • Prova de Avaliação Continuada de Conteúdos – PACC: é composta por uma prova cumulativa, abrangendo todo o conteúdo de cada componente curricular cursado pelo educando. Essa prova é composta por questões objetivas, de natureza operatória.
  • EXPOCIAM – Trabalhos e Projetos referentes a um determinado tema, acontece anualmente no mês de outubro.
  • TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, para os alunos da 3ª série do Ensino Médio.

  O cálculo da Média Parcial Anual do aluno será o resultado da divisão do somatório das avaliações realizadas durante o ano dividido pela quantidade de números de avaliações.

  
        MPA = AP1+AP2+PES1+PES2+PACC+AP3+PES3+EXPOCIAM (ou TCC)
                                                                          8  

          Recuperação Final

       Ao final do ano letivo, poderá participar da recuperação final o educando com média final inferior a 6,0 (seis) e frequência igual ou superior a 75% nos seguintes casos:
      a) - Os educandos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental com rendimento insatisfatório em até três componentes curriculares;
       b) - Os educandos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio com rendimento insatisfatório em até cinco componentes curriculares.
       Os demais educandos com rendimento insatisfatório serão retidos sem direito à recuperação final.
       A  nota da  recuperação final será o resultado de no mínimo  dois instrumentos   de   avaliação.
       Cálculo para obter a Média Final (MF)

       MF = MPA (Média Parcial Anual) + MRF (Média da Recuperação Final)
                                                                          2
     
      c) Não será permitido ao aluno em Recuperação Trimestral e/ou Final o acúmulo da pontuação além da nota 6 (seis).

 

    Retenção Após Recuperação Final

       Serão considerados retidos após recuperação final e Conselho de Classe os alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio com nota inferior a 6.0 em qualquer disciplina que componha sua recuperação final e os alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1ª e 2ª séries do Ensino Médio com nota inferior a 6.0 em 3(três) ou mais disciplinas.

      Progressão Parcial (MEI)

      Serão considerados promovidos parcialmente os educandos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental e das 1ª e 2ª séries do Ensino Médio, com rendimento escolar insatisfatório em até 2 (duas) disciplinas.

Escola em Tempo Integral e Semi-Integral

            Com o intuito de apoiar os educandos no processo de estudo, o CIAM oferece, como opcional, a Escola Integral. Estruturada pedagogicamente com estratégias dinâmicas, a Escola em Tempo Integral visa contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades afetivas, cognitivas e sociais.
           O grupo de alunos fica sob a orientação pedagógica de professores, os quaiscoordenam a realização das atividades da Escola em Tempo Integral de cada nível, conforme pode ser observado a seguir:

  • Ensino Fundamental I: atividades lúdicas que contribuem para a aquisição da aprendizagem.
  • Ensino Fundamental II (até o 7º ano): atividades específicas para o aprofundamento das competências e habilidades estimuladas no processo de ensino-aprendizagem realizado no currículo oficial.

 

MONITORIA, MÓDULO DE APOIO À ALFABETIZAÇÃO E PLANTÃO DE DÚVIDAS

                 No contra turno, o CIAM oferece três modalidades de apoio à aprendizagem de acordo com o nível frequentado pelo aluno:

    • A monitoria é oferecida aos alunos a partir do 5º ano do EFI até o 9º ano EFII, compreendendo as disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, vistas como base para a aquisição de outros conhecimentos.
    • O MAA ( Módulo de Apoio à Alfabetização) tem o objetivo de auxiliar a alfabetização por meio de atividades diversificadas e focadas nas diferentes etapas do processo, respeitando e estimulando o ritmo de cada aluno.
    • O Plantão de Dúvidas – geralmente ofertado na área de exatas – conta com o auxílio de um especialista na área, que em horário determinado coloca-se à disposição de alunos do Ensino Médio para o auxílio na execução de exercícios internos e externos (vestibulares e ENEM).

 

OFICINA DO SABER

Outro recurso pedagógico importante para o desenvolvimento multidimensional dos educandos é a OFICINA DO SABER. Constituída por diversas atividades opcionais, a OFICINA DO SABER visa estimular a utilização de conhecimentos construídos por meio do currículo principal com várias estratégias dinâmicas. Para tanto, o CIAM oferece no período da tarde, as seguintes OFICINAS DO SABER:

  •  Oficina de Violão;
  • Oficina de Artes Cênicas;
  • Oficina de Ciências, Meio e Ecologia;
  • Oficina de Desenho;
  • Oficina de Ballet e Dança de Salão;
  • Oficina de Ginástica Formativa;
  • Robótica.

Obs.: Para realização de cada Oficina, é necessário que a turma possua no mínimo 10 alunos.

Modalidades Desportiva

O CIAM oferece, além das aulas obrigatórias semanais de Educação Física, Modalidades Desportivas Complementares, com frequência opcional. Essas modalidades visam estimular o desenvolvimento das Inteligências Cinestésico-Corporal, Intrapessoal e Interpessoal, bem como a promoção de hábito saudável de vida, relacionando corpo e mente. Para tanto, oferecemos Handebol, Vôlei e Futsal para todos os educandos que quiserem frequentar os treinos nas respectivas modalidades, sempre no período da tarde.

 

INGLÊS COM CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL

Compreender uma língua tão divulgada em nossa cultura é imprescindível para a comunicação, por isso o CIAM conta com 5 (cinco) aulas de inglês em sua estrutura curricular.
Ao final de cada ciclo nossos alunos passam pelo processo de Certificação Internacional (5º EFI e 9º EFIITOEFL) e (3º EMCambridge).

 

Orientação Profissional

Com o intuito de tornar o processo de escolha profissional menos angustiante, o CIAM desenvolve projetos de orientação profissional destinados aos educandos do Ensino Médio.
Este projeto, opcional, visa trabalhar questões como identidade pessoal, plano de vida, realidade e exigências do mercado de trabalho, orientações sobre a gama de opções de curso, universidades, orientações para o vestibular.
Ao participar do projeto de orientação profissional, realizado em grupo, os educandos poderão expor suas opiniões, ouvir e compreender os diversos modos de pensar, aprendendo a analisar criticamente informações recebidas, a divulgar suas ideias e opiniões de maneira responsável e educada.
Além do projeto, o colégio mantém parcerias com universidades e traz palestrantes que, por meio de workshop, envolvem os alunos em experiências com diversos profissionais atuantes no mercado.
Enfim, o educando estará se desenvolvendo dentro dos fundamentos democráticos tornando-se um adulto crítico, participativo e versátil, apto a se tornar um profissional capacitado como exige a sociedade atual.
Obs.: Para realização do projeto, é necessário que a turma possua no mínimo 10 interessados.

Localização

Rua Odeon, n°150
Vila Alcântara
São Bernardo do Campo/SP

Instalações

Numa área de aproximadamente 11000 metros quadrados, o CIAM coloca à disposição de seus alunos:

  • Salas de aula amplas e planejadas para garantir homogeneidade na distribuição de luz e ventilação;
  • Laboratórios de Informática com equipamentos de última geração;
  • Laboratório de Ciências - Física, Química e Biologia;
  • Sala de Artes;
  • Biblioteca com cinco terminais de computador conectados à Internet e vasto acervo;
  • Sala de Dança, Teatro e Música;
  • Quadra poliesportiva oficial;
  • Área verde com jardins, horta, pomar e playground;  
  • Praça de alimentação;
  • Papelaria/Livraria;
  • Auditório com 240 lugares.

Fotos

Entrada Principal

Foto Aérea

Momento de descontração

Aula de Espanhol

Aula de Teatro

Oficina de Artes

Laboratório de Informática

Laboratório de Ciências

Acervo da Biblioteca

Quadra Poliesportiva

Interior

Praça de Alimentação

Papelaria / Livraria

Horário de Saída

Concentração durante a aula
Professores